sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

ECOMUSEU PEDRA FUNDAMENTAL DE BRASÍLIA

DF COMEMORA 60 ANOS EM 2017

Historiador Xiko Mendes
(Da Academia Planaltinense de Letras, ALANEG, ALNM, ANE e ALAP).

Como todos sabem, a mudança da capital federal era sonho antigo. Projeto concebido e repensado várias vezes desde o Tratado de Madri em 1750 quando o cartógrafo Francisco Tossi Colombina fez o primeiro mapa do Planalto Central para fixar as fronteiras entre Portugal e Espanha na América do Sul. Em 1823 José Bonifácio de Andrada sugeriu que Paracatu (que seria renomeada como Brasília) seria a sede da Nova Capital do Brasil. Em 1849 o historiador e diplomata Francisco Adolpho de Varnhagem (Visconde de Porto Seguro) editou sua primeira versão do “Memorial Orgânico” propondo construir Imperatória (este era o nome sugerido para a capital). Ele foi o primeiro que propôs de forma clara a localização da Capital aqui no Planalto Central. Em 1877 o dito Visconde passou todo o primeiro semestre daquele ano em Formosa-GO visitando as ditas terras planaltinas. No mesmo ano publicou em Viena na Áustria (onde era embaixador de nosso país), o livro “A Questão da Capital: Marítima ou no Interior?”. Neste livro defende com ardor que a Capital fosse edificada na atual região das Águas Emendadas (no meio das três bacias: Platina, Sanfranciscana e Amazônica), isto é, no meio entre a Lagoa Feia (Formosa), a Lagoa Formosa (em Planaltina-GO) e Lagoa Mestre d’Armas (em Planaltina-DF, hoje dentro da Estação Ecológica Águas Emendadas).
Quinze anos depois, em 5 de maio de 1892 chegava a Planaltina-DF, Pirenópolis, Formosa e Luziânia, os cientistas da Missão Cruls, para estudar e identificar o território do futuro DF conforme determinava o artigo 3º da Constituição Federal de 1891 (projeto de autoria do deputado catarinense Lauro Müller e subscrito por 90 constituintes). Em 17 de maio de 1894 era finalmente concluído o Relatório da Missão Cruls. Outros tantos relatórios foram feitos. Em 7 de setembro de 1922 – Centenário da Independência do Brasil – foi inaugurada em Planaltina (hoje DF), a construção do obelisco “Pedra Fundamental da Futura Capital dos Estados Unidos do Brasil” (projeto de autoria dos deputados Americano do Brasil e Rodrigues Machado).
Em 18 de fevereiro de 1957 – há exatos 60 anos – a Comissão chefiada por Dr. Ernesto Silva (depois Dirigente da NOVACAP – Companhia Urbanizadora da Nova Capital), encerrou o trabalho de medição das terras goianas no espaço demarcado para ser o Distrito Federal. A escrituração pública das terras deu-se neste dia histórico quando Goiás transferiu para a União (governo federal) a área onde hoje está Brasília-DF. Foram medidos 30.933,759 alqueires geométricos para constituir o território de 5.814 KM2, formando assim o nosso Distrito Federal.
Finalmente, com a Lei Federal nº: 3.273, de 1º de outubro de 1957, ERA INSTITUCIONALIZADO O DISTRITO FEDERAL como Sede da União e tendo como único município: Brasília-DF.


Nenhum comentário:

Postar um comentário